Arte, responsabilidade social e sustentabilidade:
o tapume no bairro Petrópolis, em Porto Alegre,
que está dando o que falar.
Por Latitude - Porto Alegre, 22 de setembro de 2021
Buscando causar um impacto social positivo, a Latitude resolveu inovar em um aspecto essencial de qualquer canteiro de obras: o tapume. O que poderia ser apenas uma parede de madeira compensada, separando a calçada do local da obra, surpreende pela sua proposta de, durante o período de construção, trazer algo belo e que una a comunidade ao redor.
Quem passa pela Avenida Itajaí, na altura do número 105 no bairro Petrópolis em Porto Alegre - RS, poderá ver de perto a ação inovadora da empresa, que aposta na boa convivência de seus projetos.
O bairro é um dos mais bem arborizados e tranquilos da cidade, e essas qualidades merecem ser mantidas. Por isso o tapume, não só cumpre com a sua função original como faz um serviço ao local, trazendo mais cores, interação e personalidade a algo tão comum e rotineiro de se ver, em seus 26 metros de comprimento.
Veja a galeria:
Arte e beleza
A arte é exclusiva e assinada pelo muralista, também porto-alegrense, Kelvin Koubik.
As cores vibrantes, o pássaro e texturas naturais foram pensadas para conversarem com o verde do bairro e ser assimilado em conjunto às árvores ao redor.
Porque tão diferente?
Além da beleza do mural, o tapume como um todo possui diversas áreas interativas e pensadas como ponto de referência, local de convivência e responsabilidade social.
Outras iniciativas do tapume que chamam atenção são as áreas de descanso e leitura, com uma mini biblioteca coletiva, que consiste em deixar um livro e pegar outro.
Também há uma iniciativa de deixar o bairro ainda mais verde, onde foi instalada uma área com diversas mudas de plantas. A pessoa que passar pode pegar uma, sem pagar nada, e replantar na sua casa, em algum jardim ou onde desejar. O importante é semear a natureza pela cidade.
Gentileza Urbana
Este conceito traz em seu nome uma ideia simples, mas que faz grande diferença: o impacto urbano pensado de modo positivo, que una as pessoas que ali vivem, trazendo a comunidade para interagir, conhecer, descansar e contemplar a beleza, por vezes esquecida nas grandes cidades.
As obras começarão em janeiro de 2022 e a entrega é estimada para junho de 2024. O projeto está localizado próximo da Praça da Encol, uma das principais de Porto Alegre e ao Grêmio Náutico União, um dos clubes mais tradicionais da cidade.