Gentileza urbana: uma tendência necessária
para as grandes cidades
Por Latitude - Porto Alegre, 24 de setembro de 2021
As capitais do Brasil presenciaram seu maior crescimento na última década, segundo pesquisa do IBGE. Por vezes, este crescimento traz consigo um grande impacto na qualidade de vida das pessoas, por isso nos últimos anos um conceito que já vem sendo aplicado mundo afora começa a chegar por aqui: o da gentileza urbana.
Diferente dos antigos métodos de construção, hoje o que se espera das empresas é que ela corresponda com as expectativas da comunidade, com responsabilidade e ações que entrem em contato com aqueles que já estavam ali antes.
Do rascunho à construção
Foi pensando nisso que a Latitude resolveu se aproximar das pessoas de um modo tradicional. Um gesto simples: uma carta aos "vizinhos" do novo empreendimento que está sendo construído no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
A iniciativa foi criada pela Latitude, uma construtora também de Porto Alegre. A carta começa avisando que "ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas em breve seremos muito próximos". Escrita na primeira pessoa, a empresa cria uma persona, o que traz um tom pessoal à ação.
No decorrer da carta, é dito aos remetentes que o empreendimento que está sendo construído vai agregar valor à região respeitando a estrutura urbanística original do bairro, um dos mais tranquilos e arborizados da cidade.
Além disso, um convite para visitar o tapume com interações e espaços comunitários é feito, como já falamos dele aqui neste post.
Semeando o futuro
Como se não bastasse, outro pequeno gesto foi feito. Sementes especiais anexas à carta como um símbolo do que a empresa deseja para o bairro e a comunidade. Crescer em equilíbrio e harmonia entre os espaços urbanos e naturais.
As obras começarão em janeiro de 2022 e a entrega é estimada para junho de 2024. O projeto está localizado próximo da Praça da Encol, uma das principais de Porto Alegre e ao Grêmio Náutico União, um dos clubes mais tradicionais da cidade.